domingo, 21 de agosto de 2011

VIVA ANTÔNIO NÓBREGA!



Na última noite de lua cheia deste alegre agosto, uma ótima festa na cidade do Natal: Antônio Nóbrega, com toda a ginga e magia de sua música e dança. Até a provocação do artista local que se apresentou antes ele tirou de letra... Ele, que embalou minha filha nas suas primeiras agruras da vida (as cólicas dos três meses de idade). Um artista na melhor acepção da palavra: Viva Antônio Nóbrega!

CHEGANÇA
Sou Pataxó,
sou Xavante e Cariri,
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.
Depois que os mares dividiram os continentes
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo,
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar".
eu atraquei
num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro...
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar.
Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
De grande-nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
E assustado
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: "vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
o Brasil vai começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário