domingo, 29 de janeiro de 2012

AFINAL, LAMPIÃO MORREU MESMO NA GRUTA DE ANGICO NO ANO DE 1938?


Eu nem era assim tão fã do tema cangaço, mas, outro dia, errando na cidade do Crato, entrei no Sebo Kariri  e encontrei uma curiosidade, no mínimo, polêmica, que me deixou um tanto intrigada: o livro "Lampião, o invencível: duas vidas, duas mortes - o outro lado da moeda", de José Geraldo Aguiar.
A tese defendida pelo autor é de que Virgulino Ferreira, o famigerado Capitão Lampião, teria morrido aos 96 anos de idade, mais precisamente em 3 de agosto de 1993, numa pequena cidade a noroeste de Minas Gerais. De acordo com o autor, após 17 anos de pesquisa, coletando depoimentos e documentos diversos, dentre os quais o próprio relato do famoso cangaceiro, com quem conversou sob a alcunha de João Teixeira Lima, Lampião teria feito um acordo com a polícia de Sergipe para deixar o cangaço. Assim, o tenente Bezerra, ao contrário de assassino, foi o amigo que colaborou com sua fuga, assim como Pedro de Cândido, considerado na versão oficial como coiteiro traidor. Lampião e Maria Bonita teriam se escondido numa fazenda na Bahia por seis meses e depois foram para Minas Gerais, onde viveram clandestinamente em várias cidades.
E as famosas cabeças expostas na feira? Segundo o autor, eram de ladrões e assassinos ordinários. A suposta cabeça de Lampião, aliás, seria de um criminoso chamado Zé do Sapo, que teve a infeliz coincidência de também ter o olho direito vazado...
É ler para crer. Ou não.

(AGUIAR, José Geraldo. "Lampião, o invencível: duas vidas, duas mortes - o outro lado da moeda". Brasília: Thesaurus, 2009. 276 p.)
Contato com o autor: j.geraldo.aguiar@bol.com.br

2 comentários:

  1. depois que chamaram lampião de fresco, isso aí é pinto.

    ResponderExcluir
  2. Olá, realmente ele não morreu ali. Morreu aqui na cidade de campina grande, pb, aos 99 anos de idade. Teve sim um acordo com policiais, o tenente bezerra e outros poucos estavam sabendo do acordo, a maioria dos policiais não tinham a mínima ideia. Maria bonita sim, morreu la mesmo por uma pequena falha de tempo e local em que estava no momento. Ele mudou seu nome e viveu por minas gerais, bahia e tranquilamente por aqui, e seus restos mortais estão no cemitério do monte santo. abraços.

    ResponderExcluir