quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ALGUNS AFORISMAS DE NIETZSCHE PARA O DIA DE HOJE

Mais vale andar na ponta dos pés
do que de quatro!
Mais vale passar pelo buraco da fechadura
do que por portas abertas!

***

Não gosto que o próximo esteja perto:
que se vá embora para o alto e para longe!
Caso contrário, como haveria de fazer
Para ele se tornar a minha estrela?

***

Odeio seguir alguém, como também conduzir.
Obedecer? Não! E governar, nunca!
Quem não se mete medeo não consegue metê-lo a ninguém.
Somente aquele que o inspira é capaz de comandar.
Já detesto comandar a mim mesmo!
Gosto, como os animais, das florestas e dos mares,
de me perder durante um tempo,
permanecer a sonhar num recanto encantador,
e forçar-me a regressar de longe ao meu lar,
atrair-me a mim próprio... de volta para mim.

(In: A Gaia Ciência. Tradução de Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário