segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MAIS UM CONTINHO ORDINÁRIO

NOS DILEMAS DOMINGUEIROS


Da varanda de seu apartamento de um oitavo andar no bairro do Tirol, observava lá embaixo a vida no movimento de um domingo de sol no clube vizinho.
Quantas cores e sons não aconteciam naquele momento? E ninguém lá, entre velhos poetas, maridos manicacas, mulheres de celulite e crianças estragadas, poderia imaginar sua existência.
E, no entanto, ele existia.
Estava ali, no dilema de escolher entre ler pela décima terceira vez o “Antilogia Poética Potiguar” ou pegar em cima do guarda-roupa a pistola 45 e dar um tiro certeiro no peito, tal como fez Osvaldo Lamartine. Na dúvida, foi a te a varanda, (quem sabe, pela última vez?) para ver o noivo da cidade.
Quanto sol, quanta luz! Como não aceitar a vida, do jeito que ela é?
Perdia-se, assim, nessas divagações todas suas quando, lá embaixo no clube, percebeu a cena.
O verde do gramado do parque infantil fez destacar os dois, isolados perto do muro, homem e menino, um de frente para o outro. A princípio, pensou tratar-se de um pai em considerações com o filho. Algo de constrangido na postura da criança parecia indicar para ele que o menino levava um pito, decerto por algumas dessas chateações que sempre causam esses pequenos cães.
Mas de repente viu o homem olhar para os lados, ajoelhar-se e puxar o menino para junto de si. Com uma mão prendia o pequeno corpo pelas costas e com a outra mão nervosa afagava as partes íntimas da criança.
Tudo não durou mais que alguns segundos.  Logo o homem largou o menino e cada um seguiu, sem correr, para uma direção, indo em lados opostos.
Ficou ainda um instante na varanda, aguardando não se sabe o que, sentindo na pele o calor do sol de domingo. Olhou mais uma vez o céu e entrou, fechando atrás de si a porta de vidro. Atravessou a ampla sala, dirigindo-se à cozinha. Decidiu fazer um café bem forte.
Nada melhor para acompanhar a leitura de poemas da geração alternativa norte-rio-grandense.

Um comentário:

  1. Nossa que desfecho! Tenho um mini-conto sobre abuso infantil também, se chama: Sussurros no Escuro. Eu conheço alguém que mora no Tirol...

    ResponderExcluir