domingo, 27 de maio de 2012

MAIS UM CONTINHO ORDINÁRIO

DA MENSAGEM NENHUMA

A cada cinco ou três minutos, ele consultava o celular. Até que um torpedo – essas mensagens digitais via aparelho de telefonia móvel (é bom esclarecer ao leitor de daqui a trezentos anos, mesmo que não exista) – chegou para lhe dizer: ninguém ligou para você. Ninguém pensa em você. Nem para sequer falar mal de você alguém se ocupou nos últimos trezentos minutos.
Ele seguia pela avenida, debaixo de um sol enlouquecedor. Quarenta graus à sombra. Sentia que o que sobrara de juízo escapava pelo suor que gotejava por todos os poros da cabeça e do corpo. Mas não interrompia sua marcha. O que se há de fazer? consolava-se, dando de ombros. Enquanto isso, a vida segue, o mundo gira. Nele, bilhões de pessoas com dramas piores ou melhores que esse.
Mas, pensando bem, o que define a qualidade de um drama? O que faz de um drama melhor ou pior que outro?Importância e relevância para a humanidade? Grau e condição de ridículo e patético?
A pergunta, na verdade, é outra: por que esse drama sempre a perseguir? Isso era o que afligia sua alma, outra vez.
Ele tentou telefonar para alguém a fim de reproduzir aquela pérola de pergunta, enquanto seguia avenida adiante, o sol sobre a cabeça, o sal da vida intensa a lhe angustiar...
Não obteve linha.
Pensava assim seguindo em sua caminhada quando, de repente, ao se aproximar de uma parada de ônibus, viu uma mulher, a poucos passos, mostrando para um homem ao lado o seu aparelho de celular. Ele viu então, nitidamente, uma imagem no visor: um lago enquadrado em moldura.
Não houve tempo mais para nada. Quando deu por si, caía no lago e afundava em águas frias e escuras. Assustado, bateu pernas e braços e conseguiu emergir das profundezas do frio lago. Batendo os queixos, nadou até a margem, onde se arrastou e caiu deitado sobre terra e grama, exausto não pelo esforço e sim pelo susto. Calma, deixa eu recuperar meu fôlego para poder atinar melhor.
O que aconteceu?
Sentou-se, olhando ao redor. Da avenida por onde seguia, com seus carros e semáforos, prédios e pedestres, nenhum sinal. Estava simplesmente no meio do nada, apenas ele e o lago à frente. Um clima nublado e um vento frio, a sacudir as folhagens de algumas árvores dispersas aqui e ali, um monte ao longe, distante. Nenhum sinal de vivalma por perto.
Por trás de si, notou uma pequena vereda que terminava no lago. Só me resta segui-la, pensou, torcendo a camisa encharcada e tirando os sapatos e meias. Pôs-se novamente a caminhar, tal como fazia minutos atrás. Mas sem mais o calor alucinante do sol de antes: agora sentia frio e um misto de vertigem, susto e medo por aquele desconhecido. Seguia pela vereda e percebia o terreno elevando-se, exigindo do corpo mais empenho na sua marcha.
Depois de muito caminhar, parou. Olhou para trás e viu o lago, ao longe. E tal como estava, descalço e molhado, seguindo não sabia para onde, deu novamente de ombros, aceitando sua condição de ser só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário