sexta-feira, 22 de julho de 2011

ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO / ENCONTRO CEARENSE DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

X ECHE - III ECEGE

CULTURA - EDUCAÇÃO - ESPAÇO - TEMPO

28 a 31 de julho de 2011


- Encontro Cearense de Historiadores da Educação e o III ECEGE - Encontro Cearense de Geografia da Educação têm o objetivo de dar visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta: CULTURA, EDUCAÇÃO, ESPAÇO, TEMPO.
Dentre as muitas possibilidades da História e da Geografia, como ofício, está a que permite falar, contar, narrar a nós mesmos, por meio de nosso passado e do espaço que produzimos, de nossas matrizes culturais, das ações e processos educacionais, dos conflitos e resoluções, pensados a partir de contingências e possibilidades. São ciências que buscam desvendar as entranhas e liames da vida social, em suas dimensões econômica, política e cultural, distendidas no tempo e no espaço.
O evento quer contribuir para aglutinar as iniciativas de pesquisa na área de História e Geografia da Educação das diversas universidades cearenses, favorecendo o fortalecimento de uma rede de ação institucional e a publicação dos seus resultados de pesquisa, que serão revertidos positivamente para o processo de ensino, formação de pesquisadores e professores, bem como para o conhecimento do passado e da dimensão territorial local, em conexão com as instâncias nacional e internacional, para um melhor entendimento dos desafios do presente.
Os estudos no campo da Educação estão, cada vez mais, pelo contexto sócio-cultural que contemporaneamente se delineia, submetidos a novas exigências. Esse campo vem sendo pressionado por imperativos de ordem científica e de ordem profissional, como também de ordem política, administrativa e econômica. As tensões criadas por essas pressões nem sempre são decodificadas e analisadas mais a fundo. A tomada de consciência dos processos de mudança de diferentes ordens que atingem a sociedade, as comunidades, as pessoas, po­dem representar um momento privilegiado para abordagens no campo educacional, construindo-se novos sentidos dentro das compreensões procuradas para os fatos, as relações, os impactos e as mutações.
CULTURA, EDUCAÇÃO, ESPAÇO, TEMPO constitui o foco da discussão proposta, com vistas a revelar, por um lado, a diversidade de experiências nos dois campos de ação (História e Geografia da Educação) e por outro analisar as questões que se colocam na discussão da pesquisa em educação passando pela diversidade de temas, áreas, enfoques e também denominações que qualificam esse campo. Nesta perspectiva, buscar um melhor entendimento do que queremos estudar, quais os conhecimentos necessários para a formação de uma base teórica e que caminho trilhar no processo da pesquisa.
As 09 últimas edições do evento ocorreram nos seguintes lugares: o 1º em 2002 e o 2º em 2003 ocorreram na FACED/UFC. Em 2004, realizamos o 3º evento na UVA/Sobral. Em 2005, retornamos a Fortaleza, onde o 4º evento teve como sede, novamente, a FACED/UFC. Em 2006, o 5º evento foi realizado em Guaramiranga, juntamente com o I Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, contou com o apoio da prefeitura local e dos órgãos estaduais e federais de fomento à pesquisa. Em 2007, o 6º evento ocorreu em Aracati juntamente com o I Colóquio Internacional de História da Educação, com a presença do Prof. Justino Pereira Magalhães, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e da Profa. Teresa Laura Artieda, Professora Titular da Facultad de Humanidades de La Universidad Nacional Del Nodeste, Chaco, Argentina. Em 2008, o 7º evento ocorreu em Barbalha, com a presença do Prof. Felipe Zau, Pesquisador e Assessor do Ministério da Educação de Angola. Em 2009, retornamos a Fortaleza, onde foi realizado na FACED/UFC o 8º evento, com a presença dos conferencistas Prof. Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE e professor da UFRJ e da Fundação Getúlio Vargas e da Profa. Zeny Rosendahl, professora da UERJ, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Espaço e Cultura. Em 2010, no 9º evento, retornamos a UVA-Sobral e o nosso convidado para a conferência de abertura foi o Prof. Jorge Ramos do Ó, professor associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Agora, em 2011, O X ECHE e III ECEGE serão realizados na Universidade Estadual do Ceará, Campus do Itaperi, Fortaleza - Ceará. Esta instituição de Ensino Superior, ainda não foi sede do evento e possui cursos de graduação em Geografia, História e Pedagogia, além de outros cursos de licenciatura objetivando a formação de professores. Na pósgraduação possui os cursos de Mestrado em Educação, Mestrado em História e Cultura e Programa de Pósgraduação em Geografia.
Portanto, o evento terá um público interno - alunos, pesquisadores e professores, interessados em participar do evento. Outro item importante será a comemoração da 10ª edição do evento em uma universidade estadual que tem como histórico a formação de professores e que anexou em sua criação os cursos originários da antiga Faculdade Católica do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário